A Umbanda é uma religião nova, nascida em 15 de novembro de 1908, com pouco mais de um século de existência, o que a permite ser praticada com bastante liberdade. Isto justifica as diversidades encontradas nos rituais dos templos espalhados pelo País.
A Umbanda que praticamos tem suas raízes nas práticas indígenas, quando utilizamos as ervas frescas e secas nos rituais de passes, benzimentos, banhos, defumações e etc.
Tem suas raízes nas práticas africanas, quando cultuamos os orixás, como Mistérios de Deus e Irradiações Divinas que sustentam o Mundo.
Tem suas raízes na prática cristã quando reconhecemos nosso amado Mestre Ascensionado Jesus Cristo, localizado no centro de nosso altar, como o maior representante do Amor Universal, humanizado para despertar em nós a consciência crística.
Tem suas raízes na prática espírita e espiritualista, uma vez que os Espíritos de Luz se manifestam através da incorporação, para realização de passes e tratamentos espirituais, desenvolvendo desta maneira, as faculdades mediúnicas de seus médiuns.