A Umbanda que praticamos

A Umbanda é uma religião nova, nascida em 15 de novembro de 1908, com pouco mais de um século de existência, o que a permite ser praticada com bastante liberdade. Isto justifica as diversidades encontradas nos rituais dos templos espalhados pelo País.

A Umbanda que praticamos tem suas raízes nas práticas indígenas, quando utilizamos as ervas frescas e secas nos rituais de passes, benzimentos, banhos, defumações e etc.

Tem suas raízes nas práticas africanas, quando cultuamos os orixás, como Mistérios de Deus e Irradiações Divinas que sustentam o Mundo.

Tem suas raízes na prática cristã quando reconhecemos nosso amado Mestre Ascensionado Jesus Cristo, localizado no centro de nosso altar, como o maior representante do Amor Universal, humanizado para despertar em nós a consciência crística.

Tem suas raízes na prática espírita e espiritualista, uma vez que os Espíritos de Luz se manifestam através da incorporação, para realização de passes e tratamentos espirituais, desenvolvendo desta maneira, as faculdades mediúnicas de seus médiuns.

Nossa Umbanda ama a natureza e recorremos à ela como forma de integração e restabelecimento do nosso campo energético.
Sem natureza não há Umbanda.

Visitamos as cachoeiras, com a finalidade de agregar energia positiva, reajustar vibratoriamente os nossos chákras. Visitamos as matas, na busca do contato com as árvores e com a terra, trazendo a estabilidade energética necessária. Visitamos as praias, com a finalidade de desagregar as energias negativas acumuladas, num processo de renovação energética.

Nossas visitas à natureza são realizadas de maneira ecológica e com profundo respeito.
Como pedir auxílio ao Senhor das Matas, se sujamos seu espaço, queimamos suas árvores e matamos seus animais?  Como pedir proteção à Senhora das Cachoeiras e à Rainha do Mar se lá deixamos tocos de velas, alguidares e garrafas?

É necessário consciência ambiental. Sendo assim, NÃO praticamos oferendas que possam agredir a saúde do meio ambiente.

  • Nossa Umbanda NÃO recorre ao sacrifício de animais e nenhuma forma de amarração!
  • Nossa Umbanda NÃO adota práticas de conversão religiosa ou batismo obrigatório de quem nos procura, uma vez que consideramos um ato de invasão consciencial contra as pessoas que se dirigem aos templos.
  • Nossa Umbanda só recebe quem escolhe iniciar seu desenvolvimento mediúnico através dela.
  • Nossa Umbanda NÃO cobra por seus trabalhos e também não promete milagres.
  • Nossa Umbanda respeita todas as crenças e religiões.

  • Nossa Umbanda pratica o amor.

  • Nossa Umbanda estimula a fé, uma vez que a fé é o mecanismo íntimo que nos aproxima de Deus.

  • Nossa Umbanda crê na existência de um Deus único, Criador de tudo e de todos, sendo esta crença nosso principal fundamento religioso.

O milagre divino acontece dentro de nós quando permitimos que Deus desperte nossa consciência para a Tua verdadeira realidade.

A Umbanda que praticamos é Sagrada!